Visite São Miguel De Taipu.

Dados do Ministério das Cidades Sobre São Miguel de Taipu-PB
Slogan Da Cidade



O símbolo do Município é representado pela Bandeira que foi criada por Lei Nº002/83 de 26 de março de 1983, foi justamente neste período em que o município completava 22 anos. A bandeira tem as cores; verde e branca, dividida em duas fixas iguais em sentido verticais e na parte de cima fica o nome e os símbolos Abacaxi e cana-de-açúcar, três estrelas que representa os 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. E a lua brilha em nosso céu e as cores verde e branca representam a esperança e a paz. Bandeira dimensões 1,20m x 0,80m A Lei Orgânica do Município de São Miguel de Taipu foi criada em 1990, na Gestão do Presidente Severino Bonifácio de Albuquerque e Advogado Nobel Vita.






O inicio de seu povoamento aconteceu no final do século XVII quando fazendas de gado foram encontradas pelos holandeses em todo o litoral, hoje uma cidade sem muito destaque na Paraíba, foi elevada a condição de Distrito de Cruz do Espírito Santo no final do século XVIII, São Miguel de originou-se de um pequeno núcleo habitacional onde foi erguida a Igreja Matriz núcleo este assistido pela Missão do Padre Martim Monte nesta região sendo nesta época a sua principal atividade a cana-de-açúcar.





O primeiro nome era São Miguel, depois passou para São Miguel de Itaipu que em tupi guarani significa “pedra de onde jorra água”. Taipu é então, corruptela de Itaipu.

A emancipação política de São Miguel de Taipu, para município, ocorreu por força da Lei nº 14 de 04 de novembro de 1962, tendo sua instalação definida pela Lei Estadual nº 2267, datada do dia 22 de Dezembro de 1962, desmembrando-se do território de Cruz do Espírito Santo sem prejuízo da demarcação de seus limites que sempre foram por onde se imaginou.

Atualmente, o seu suplemento econômica é a agricultora, destacando-se o Abacaxi, que depois do ciclo da cana-de-açúcar fortalece a economia do Município de São Miguel de Taipu seguida de outras lavouras como: mandioca, batata doce, amendoim, milho e feijão. As lavouras permanentes estão representadas pelo coco, manga, acerola e outras frutíferas, em cultivos com pouca expressão econômica.

A população samiguelense dedica-se às mais diversas ocupações; alguns trabalham na agricultura, outras trabalham no comercio fora do município, na pecuária, nas repartições Estaduais ou na Prefeitura e alguns sobrevivem de rendimentos de aposentadorias e pensões.

São Miguel de Taipu está na rota do turismo por seus engenhos. Engenho itapuá anos 40, engenho oiteiro anos 50, engenho maravalha , engenho novo, engenho Lagoa Preta , engenho Taipu, Engenho Corredor .As terras desse engenho é localizada na sua maior parte no município de São Miguel de Taipu, daí portanto por ser tão familiar em nossas terras, temos a graça de termos José Lins do Rego como nosso conterrâneo.

Perfil Municipal - São Miguel de Taipu (PB)
Prefeito (a) eleito(a) em 2012 Clodoaldo Beltrão Partido PMDB
População: 6.640 habitantes
Caracterização do Território
Área 63,6 km²
Densidade Demográfica 94,1 hab/km²
Altitude da Sede 45 m
Ano de Instalação 1961
Distância da Capital do Estado 55- Km
Microrregião Sapé
Mesorregião Mata Paraibana



São Miguel de Taipu Terra da nossa Gente.         





Praça Elias Cavalcante
Igreja Matriz Rainha dos Anjos








Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. SãoMiguel Online - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger